Conta bancária no exterior: os principais cuidados

Cada vez mais e mais brasileiros abrem contas bancárias no exterior, entretanto é preciso tomar alguns cuidados de segurança para evitar dor de cabeças futuro. Listamos os principais cuidados

Pesquise instituições financeiras que aceitam contas de estrangeiros

O primeiro cuidado é saber como escolher o banco em que você abrirá a sua conta internacional. Para isso, pesquise as alternativas existentes e as regras aplicadas para a abertura de contas de estrangeiros — que pode ser limitada em determinadas instituições.

Avalie também os custos envolvidos no processo, como taxas de manutenção. Não se esqueça de verificar se todo o processo de abertura de conta pode ser feito online, assim como todas as movimentações.

Verifique as reputações das instituições financeiras

O passo seguinte é averiguar a reputação do banco. Vale a pena fazer pesquisas na internet para verificar se existem notícias negativas e consultar as avaliações de outros clientes. Mesmo no Brasil, você pode encontrar opiniões de contas no exterior para estrangeiros, auxiliando em sua análise.

Tenha atenção aos documentos solicitados

Outro cuidado relevante é verificar os documentos solicitados pela instituição internacional. Eles podem variar conforme o país e o nível de burocracia do banco escolhido. Porém, enviá-los corretamente é fundamental para evitar atrasos ou, até mesmo, a recusa na conclusão do processo de abertura de conta no exterior.

Em geral, é preciso enviar um documento de identificação, como RG, CNH ou passaporte, e um comprovante de endereço. A depender dos serviços contratados, também é comum que seja solicitado um comprovante de renda.

Se informe como funciona a declaração de imposto

Também é necessário ter atenção às regras sobre o Imposto de Renda. Se você continuar morando no Brasil, precisará declarar a conta e os valores mantidos nela. O mesmo vale para o caso de eventuais investimentos e realização de lucros.

Por outro lado, se você mudar para o país onde abrirá a conta, fazendo a alteração de domicílio fiscal, terá que fazer a declaração de saída definitiva na Receita Federal. Depois, precisará seguir as regras do país onde mora — o que pode exigir suporte profissional para se adequar aos processos.

Benefícios de ter uma conta bancária no exterior

Agora que você sabe como abrir uma conta bancária no exterior e os cuidados para adotar no processo, vale reforçar os benefícios que isso proporciona. Veja só:

  • possibilidade de fazer negócios internacionais;
  • privacidade para realização de negócios por meio de offshores;
  • garantia em relação à segurança do montante depositado;
  • mobilidade com o acesso online;
  • disponibilidade de valores em outras moedas.

Por fim, não se esqueça de ter uma ferramenta adequada para fazer as transferências internacionais e disponibilizar recursos em sua nova conta bancária no exterior. Para isso, conte com a plataforma da Remessa Online — as transações são feitas online, com rapidez, praticidade, segurança e o melhor custo-benefício. Quer saber mais? Acesse o nosso site e conheça as soluções da Remessa Online!

Tem alguma outra dúvida? nos mande um e-mail que responderemos assim que possível: contato@contnowcontabilidade.com.br

Entre em contato conosco clicando pelo logo do WhatsApp no canto desta página.